O alongamento é um exercício físico voltado para a flexibilidade muscular. A atividade proporciona o estiramento das fibras musculares e amplitude dos movimentos, melhorando a movimentação das articulações e diminuindo possíveis dores.
A musculatura pode sofrer um encurtamento quando passa longos períodos em modo estático. Outra situação é o enrijecimento dos músculos após uma atividade desgastante. Os alongamentos são benéficos nessas duas ocasiões, por promover flexibilidade e relaxamento muscular.
No entanto, como em toda atividade física, os alongamentos devem obedecer às condições físicas do indivíduo e, se possível, a prescrição de um profissional da ortopedia, fisioterapia ou educação física.
Tipos de alongamentos
Os alongamentos podem atuar em diversas estruturas musculares, entre elas, o sarcômero, tecidos conjuntivos, fuso muscular e o órgão tendinoso de Golgi. Essa diversidade estrutural permite a realização de exercícios que cumpram papéis específicos dentro da musculatura e de acordo com as necessidades do indivíduo.
Eles são:
Alongamento Estático: é o mais habitual e consiste em esticar partes específicas do corpo por alguns segundos. O recomendado é de 30 a 60 segundos para obter bons resultados.
Alongamento Dinâmico: é realizado com movimentação moderada e ritmada de várias estruturas. Ele atua na soltura da musculatura e distensionamento. Movimentos para frente e para trás das pernas em semiflexão ou alguns agachamentos são alguns exemplos.
Alongamento Passivo: necessita do auxílio de outra pessoa ou equipamento para controlar a força aplicada. Esse tipo de alongamento deve respeitar os limites anatômicos do indivíduo. Pode ser realizado com bolas, faixas elásticas ou com a ajuda humana ao pressionar o membro a ser alongado.
Benefícios dos alongamentos
- Redução do risco de lesões musculares
- Relaxamento muscular e menos tensão
- Flexibilidade e amplitude de movimentos
- Prepara a musculatura para exercícios
- Redução do encurtamento muscular
- Redução de dores articulares
- Melhora coordenação motora
- Melhora a circulação sanguínea
- Previne ou corrige problemas posturais
- Auxilia no relaxamento mental e diminuição do estresse
- Auxilia na cicatrização óssea, em casos de fratura