Pular para o conteúdo

WhatsApp: +55 (21) 99736-8553

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL E EM ATÉ 12X

atendimento.lojacondi@gmail.com

O que é preciso saber sobre tipos de pisada?

O que é preciso saber sobre tipos de pisada?

Um elemento que costuma ser deixado de lado por quem quer começar a fazer caminhada ou corrida é avaliar a maneira com que os pés tocam o chão e fazer essa análise, é fundamental para evitar prejuízos osteomusculares.


A forma de tocar os pés no chão são influenciadas por características dos pés, joelhos e articulações. Algumas pisadas requerem até acompanhamento médico para evitar danos a longo prazo.

Pisada pronada


A pisada pronada acontece quando o lado interno dos pés toca mais o chão do que o externo, durante a caminhada. Geralmente, quem tem pisada pronada nota um desgaste muito maior da parte interna dos sapatos. De acordo com pesquisas, 50% da população mundial pisa dessa maneira, sendo mais comum entre mulheres.


Quem tem pisada pronada deve ter o cuidado de escolher tênis com amortecimento e controle de estabilidade.

 

Pisada supinada


Ao contrário da pisada pronada, a supinada usa muito mais a parte externa dos pés ao se movimentar. Esse tipo de pisada acomete cerca de 5% da população, que nota um desgaste maior da parte exterior da sola de seus sapatos.


Pessoas com pisada supinada têm um pé mais rígido e também devem ter cuidado especial na hora de escolher os tênis, dando preferência àqueles com amortecimento maior e controle de estabilidade.



Pisada neutra

A pisada neutra é aquela que absorve o impacto de maneira uniforme sobre a superfície dos pés. Ela é a mais adequada por causar menor dano ao joelho, quadril e articulações. Quem tem pisada neutra também sofre menos com joanetes, bolhas e outras pequenas lesões.

 


O que influencia a pisada?

No ato de caminhar, todas as articulações da parte inferior do corpo estão envolvidas, desde o quadril até os dedos dos pés. Por isso, é importante notar as classificações ortopédicas de cada parte do corpo, ficando atento às suas particularidades.

 


Os pés podem ser classificados como:


Pé “normal”: o peso do corpo é bem distribuído por toda a superfície do pé;

Pé chato: também conhecido como “pé plano”, é aquele que encosta no chão quase que por inteiro, sem a curvatura natural da planta do pé;

Pé cavo: é o oposto do pé chato, onde a curvatura natural é bastante acentuada, fazendo com que apenas o calcanhar e as pontas dos pés toquem o chão durante a caminhada.

 

Além disso, questões como peso e flexibilidade dos tornozelos e quadris alteram a qualidade da pisada. Por isso, muitas vezes é importante ter um acompanhamento profissional ao dar início a práticas esportivas, além de visitar um ortopedista sempre que sentir dores e dificuldades ao caminhar.



Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Entrega Garantida

Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

Parcele em até 12x

Aceitamos cartão de crédito, boleto bancário e PIX.

Perguntas Frequentes

Encontre aqui a resposta que você procura

FAQ

✔️ Produto adicionado com sucesso.