Além do desconforto e do incômodo constante, a dor na junta do pé pode te afastar da sua rotina, impossibilitando que você faça aquelas coisas que mais te dão prazer, como passear, brincar com os filhos e netos, praticar atividade física e trabalhar. Saiba hoje o que a causa!
A dor na junta do pé pode ser uma das complicações mais comuns que vamos enfrentar ao longo da vida, sobretudo quando temos de lidar com a agitação de um dia a dia marcado pela constante correria.
Seja para trabalhar, estudar, cuidar da família e até mesmo para praticarmos alguma atividade física, temos de negociar com o tempo, o que acaba por fazer com que, muitas vezes, deixemos de prestar atenção ao nosso corpo.
A dor começa com uma fisgadinha, uma sensação mais esquisita ao pisar, mas como temos sempre muita coisa a fazer, acabamos por deixar para lá e seguir com a vida.
Mas e quando a dor vira coisa séria e não conseguimos mais caminhar e fazer as coisas que precisamos e gostamos de fazer em nosso dia a dia?
Saiba, hoje, o que faz com que a dor na junta do pé apareça e tudo o que podemos fazer para que ela vá logo embora!
Calçados ortopédicos e anatômicos previnem a dor na junta do pé. Conheça agora os melhores!
O que pode causar dor na junta do pé?
A dor na junta do pé pode ser causada por diversas razões. Confira, agora, quais são as mais comuns delas.
01. Artrite
A artrite é um quadro inflamatório dos tecidos cartilaginosos do nosso corpo, que, por sua vez, estão presentes em todas as nossas articulações.
Quando sentimos dor na junta do pé, normalmente ela está associada a um quadro de artrite, que tende a passar conforme introduzimos medicamentos específicos e mudamos o hábito que causou a inflamação, o que acontece, geralmente, por conta de choques ou uso de calçados inadequados para nosso corpo.
02. Artrose
A artrose, embora muitas pessoas confundam com artrite, pode ser entendida como o avanço da primeira situação, que é quando a articulação inflama, causando muita dor.
No caso da artrose, o que se instaura é um processo degenerativo, que degrada os tecidos que protegem as nossas articulações, que são as cartilagens.
A partir do momento que isso passa a acontecer, o que temos é uma articulação exposta, que acaba por fazer contato com o seu “encaixe” natural.
Além de causar um quadro de dor extrema, a artrose pode deformar nossas juntas.
03. Fascite
A fáscia é como se fosse uma fina película que está presente em todos os nossos músculos, cuja função é protegê-los e, ainda, fazer com que os tecidos “deslizem”, evitando aderências que podem limitar nosso movimento.
Quando a fáscia inflama, temos um quadro de fascite, que pode ser bastante doloroso e confundir o paciente, levando-o a acreditar que o quadro de dor se relaciona à articulação e não ao músculo.
Seja para qualquer um dos casos ou desconfianças, é fundamental buscar a ajuda e a opinião de um médico especialista.
O que pode causar dor na sola do pé?
A dor na sola do pé pode ser causada por inúmeros fatores, que vão desde o sedentarismo até o excesso de peso - quando não, combinados.
Sentimos dor na sola do pé quando usamos calçados inadequados para o nosso corpo, como aqueles convencionais, que não respeitam a nossa anatomia.
Utilizando-os para um dia de trabalho, é natural que a dor na sola do pé apareça, bem como quando estamos utilizando-os apenas por questões estéticas.
Sejam eles planos demais, altos demais ou mal estruturados, o resultado é sempre o mesmo: dor na sola do pé.
Para evitar esse tipo de complicação, o ideal é sempre buscar por um calçado que reúna consigo e em todos os seus aspectos formas de evitar a dor:
- Leveza;
- Materiais de qualidade;
- Resilientes;
- Com sistema de distribuição de impacto,
O que você só encontra mesmo em calçados anatômicos ou ortopédicos.
Dor na junta do pé: como aliviar a dor?
Para aliviar a dor na junta do pé é fundamental que se busque ajuda médica, a fim de avaliar as causas e origens da dor.
A partir disso, outra ação indispensável é repensar os calçados que você utiliza, dando preferência àqueles anatômicos e ortopédicos.
01. Busque auxílio de um médico de sua confiança
A partir de exames clínicos e de imagem é possível apurar a causa real da sua dor, propondo medicação e procedimentos que o médico julgar necessário realizar para poder aliviá-la.
02. Faça exercícios para a recuperação da lesão e prevenção
Fazer exercícios regularmente com tênis de qualidade é uma das formas de aliviar as dores e preveni-las.
Quando a dor já chega a tal ponto de inviabilizar algumas das suas principais atividades do dia a dia - incluindo a atividade física -, a fisioterapia pode lhe ajudar a restaurar a sua qualidade de vida.
03. Use calçados ortopédicos e anatômicos
A utilização de calçados ortopédicos e anatômicos, como os da Condi, é essencial para que você possa melhorar a sua qualidade de vida e restaurar o seu bem-estar.
Através de calçados melhores, você pode proteger as suas articulações, evitando a piora de quadros e lesões já existentes e, sobretudo, prevenindo seu corpo de gerar novas.
Assim, antes de comprar um novo tênis ou sapato, prefira a Condi, que reúne as melhores opções do mercado, com entrega rápida e transparência em todos os momentos da sua compra.
Conheça agora os melhores calçados ortopédicos e anatômicos, na Condi!
Conclusão
A dor na junta do pé pode ser causada pelo uso de calçados inadequados, por sobrepeso, por inflamações musculares e, até mesmo, por atrite e artrose.
Uma vez que o quadro de dor se instaura, pode ser difícil retomar a qualidade de vida, o que torna cada vez mais fundamental buscar por calçados de qualidade, que possam proporcionar beleza e bem-estar em um mesmo grau, prevenindo lesões e, ainda, o agravamento daquelas já instauradas em seu corpo.
Muito bom as explicações, nos tiram dúvidas de qual sapato devemos usar pra termo um melhor desempenho no dia a dia em nosso corpo.