Hoje trouxemos uma entrevista exclusiva com o professor e ortoprotesista, Israel de Toledo, para falar um pouco sobre a importância das palmilhas ortopédicas.
O que são palmilhas posturais e para que servem?
São palmilhas desenvolvidas com base em uma ampla análise biomecânica, onde as características anatômicas e fisiológicas do corpo são analisadas de tal forma, que cada elemento da palmilha é rigorosamente posicionado, buscando compensar cada alteração biomecânica. Seus efeitos são amplos, não sendo restritos apenas aos pés, mas trabalhando todas as articulações do pé à cabeça, a fim de trazer um equilíbrio das forças que agem sobre o corpo e assim, trazer alívio e cura das dores.
Quais enfermidades podem ser tratadas com o auxílio dessas palmilhas?
Incrível como uma "pisada errada" gera tantas dores no corpo! Sim, joelho, coluna até dor de cabeça! Uma vez que pensamos em nós como um todo, conseguimos entender o que uma palmilha pode resolver. Assim que entendemos que as dores não são apenas dos pés, mas joelho, coluna...estão todas interligadas.
O que devemos procurar em um calçado para prevenir essas enfermidades?
Na verdade, não escolhemos uma palmilha, mas ela que nos escolhe! Pois ela tem que ser construída à partir das nossas necessidades, levando em consideração o peso, altura, profissão e esporte que praticamos...é singular.
Além do uso para tratamento de problemas de saúde, as palmilhas posturais também são indicadas para atletas e práticas esportivas, quais os benefícios que elas trazem ao serem incluídas nessas atividades?
Sim, com certeza. As análises biomecânicas e as palmilhas deveriam ser tão solicitadas quanto um cardiologista, preparador físico ou nutricionista. Entender como pisamos e corrigindo eventuais alterações, podem tratar ou prevenir lesões. Além de melhorar e muito a performance dos atletas, sejam eles profissionais ou não.
Prof. Israel de Toledo
. Bacharel em podología pela universidade Anhembi Morumbi
. Mestre em Inovação tecnológica Universidade federal de São Paulo UNIFESP
. Ortoprotesista especialista em órteses plantares
. Especialista en pé diabético pelo Hospital Brigadeiro SP
. Pesquisador membro da equipe de Biomecânica e Forense UNIFESP (impressão 3D)
. Membro diretivo da SBB Sociedade brasileira de Biomecânica
. Palestrante Internacional
Instagram: @Israel.de.toledo
Talvez por ter os pés chatos é que tenho alguns probleminhas quando preciso caminhar muito.
Já usei palmilhas receitadas, mas não senti diferença satisfatória. Estou para consultar outro
médico, talvez então encontre uma melhor solução.
Obrigada pela atenção !
Um abraço,
Beatriz