Convidamos a Ana, podóloga que está fazendo sucesso nas redes sociais para nos explicar um pouco mais sobre o assunto, primeiramente vamos entender o que são calos e joanetes:
Calos ou calosidades são lesões de pele espessas, desconfortáveis e comuns. Resultam de um trauma mecânico repetido devido à fricção ou às forças de pressão que ocorrem sobre a pele.
Localizam-se com mais frequência nos pés, nas regiões do dorso dos dedos, no último espaço interdigital e nas solas.
O Hálux Valgo conhecido popularmente , é uma saliência óssea que se forma na articulação da base do hálux (dedão do pé). Forma-se um joanete quando seu dedão do pé aponta para o segundo dedo do pé, forçando a articulação do dedão a ficar maior e projetada para fora.

Quais as causas dos calos e do joanete?
Sapatos inadequados, ficar muito tempo de pé, ou usar calçados muito grandes podem fazer o pé escorregar e roçar (causando fricção), outros tipos de calçados também podem exercer uma pressão excessiva sobre diferentes áreas do pé , sapatos de salto alto também podem apertar os dedos dos pés, o sobrepeso e os altos níveis de atividade produzem pressão e fricção também provocam calos e calosidades.
A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos, especialmente os de pontas estreitas e saltos, é a principal causa para a ocorrência de um joanete. A elevação dos saltos desloca o peso corporal para a frente do pé de forma a contribuir para a deformidade.
- Uso de saltos altos
- Uso de sapatos menores, apertados ou de pontas estreitas
- Artrite
- Problemas congênitos do pé, como má formação
- Hereditariedade (pessoas de uma mesma família costumam apresentar joanetes).
Como prevenir calos e joanetes
Usar calçado confortável, adequado, bem ajustado e que não cause fricção é fundamental. É aconselhável que compre o calçado no período da tarde, porque os seus pés podem inchar à medida que o dia vai passando e esta é a hora do dia em que o encaixe dos sapatos nos seus pés vai ser mais confortável. Seus dedos tem que mover facilmente dentro do calçado com um pequeno espaço entre a biqueira e o dedo grande do pé.
Se você for realizar a compra online, utilize a tabela de medidas do site e meça o seu pé no final do período da tarde, como orientado, para ter certeza que em nenhum momento do dia o seu pé ficará apertado!
É também importante garantir que os seus pés estejam completamente secos antes de calçar qualquer tipo de sapato. Ter a pele molhada, ou ligeiramente úmida, leva a um ligeiro aumento de fricção.
A prevenção do joanete é bem simples , você deve deixar os calçados apertados e de salto de lado e apostar em calçados que tenham conforto como os da Loja Condi que tem modelos específicos pra quem possui joanetes, como a Sandália Vita:
Mesmo escolhendo o tipo de calçados certos tenho dor !
Se o calo está muito espesso e duro, o ideal é você procurar um Podólogo que faça o desbaste plantar, que é a retirada da calosidade. Assim eliminando a calosidade você terá muito mais conforto no seu dia a dia! Em muitos casos é necessário.
Além de apostar em um calçado para joanete , alguns podólogos assim como eu trabalhamos com a técnica da Kinesiopodo, que é a técnica de bandagem elástica que auxilia no tratamento de correções articulares, contraturas, lesões, edemas e dor, acelerando o processo de cicatrização e aliviando a dor e tensão muscular, além de melhorar a circulação sanguínea e aliviar a dor do joanete .
Para mais conteúdo desse tipo, continue acompanhando nosso blog e também siga a Ana no instagram em @podologa_ana.
Bom dia…. comprei a sandália ortopédica para melhorar a condição do joanete, e estou muito satisfeita, sandália confortável, leve e promove um bem estar no seus pés